Lost revelado
É com esse título que a revista Superinteressante de setembro vem mostrando uma teoria muito forte sobre o que realmente acontece na ilha: a viagem no tempo.
Segundo a reportagem, muitos indícios levam a crer que é em volta da viagem no tempo que gira a trama.
Em julho, na Comic Con, a maior feira de cultura pop dos EUA, os produtores Damon Lindelof e Carlton Cuse deram uma palestra e no finalzinho, exibiram o vídeo abaixo.
O efeito Casimir é uma teoria que permitiria a viagem no tempo. Formulada em 1948 pelo físico Hendrik Casimir e aprimorada por vários cientistas, entre eles Stephen Hawking.
Resumindo, a teoria propõe que o espaço vazio seria cheio de energia do vácuo e que se conseguissimos "furar" esse mar de energia, teriamos um buraco no nada. E o que isso tem a ver com a viagem no tempo?
Segundo o Stephen Hawking e outros cientistas, isso de "furar" o vazio significa abrir aquilo que os astrofísicos chamam de "buraco de minhoca" - um rasgo no espaço-tempo. Ou um portal do tempo.
O problema é que não existe energia suficiente para sugar esse vazio suficientemente capaz de podermos viajar. Mas será que esse não seria o objetivo da ilha de Lost?
Baseado nosso, podemos analizar vários pontos da série até agora:
1 - No episódio Flashes Before Your Eyes , Desmond gira a chave da escotilha e volta no tempo. Isso teria liberado energia eletromagnética suficiente para produzir o efeito Casimir e realmente leva-lo de volta no tempo.
2 - Stephen Hawking é mencionado várias vezes na série. Um exemplo e o nome da senhora que não deixou Desmond comprar o anel para Penny. Seu nome era Miss Hawking.
3 - O último episódio da 3ª temporada se chama "Through the Looking Glass", uma referência a Alice através do Espelho, em que o tempo corre para frente e para trás simultaneamente. É exatamente asssim que acredito que será a série a partir de agora. Flashbacks e Flashfowards.
4 - Richard Alpert sempre jovem. No episódio The Man Behind the Curtain Ben vê um homem na mata. É Richard Alpert. Mas Ben ainda era pequeno e Richard não envelheceu? Pode ser que Richard tenha chegado á ilha no Black Rock assim como todos os "hostis" já que suas vestimentas podem ser do século 19. No mesmo episódio, Ben ainda diz a Richard "Você ainda sabe o que é fazer aniversário?" como se Richard estivesse esquecido o que é envelhecer.
5 - Se você passou quadro-a-quadro o momento em que Ben e Locke estão na cabana de Jacob, deve ter visto um rosto aparecer na tela. Muitos lostmaníacos acham que Jacob é o próprio Locke. Realmente há uma semelhança se imaginar Locke com cabelo. Talvez os efeitos que ocorreram na cabana foram devido aos dois se encontrarem, assim como os coelhos do vídeo.
6 - Os produtores deixaram escapar algo importante sobre o fator tempo ao responder uma pergunta de fã no site Enterteinment Weekly sobre os dois esqueletos encontrados na 1ª temporada. Cuse disse: "A resposta tem a ver com a natureza da ilha." E Lindelof completou:" Quando tudo estiver resolvido na série, as pessoas vão olhar para esses esqueletos e dizer: 'Aí está a prova de que eles [os roteiristas] sempre souberam que a história nos levaria a isso".
Se analizarmos bem, Lost sempre fez isso com a gente. Todo episódio era uma viagem no tempo, indo para o passado dos personagens e voltando ao presente na ilha. Agora, na 4ª temporada a viagem pode ser para o futuro. Só esperar para ver.
Um abraço e Namastê!
3 comentários:
Grande Daniel, show de bola fazer esse post. Eu não tinha visto que a Super estava com essa matéria. Também sou dos que acredita que o núcleo da trama e por consequência dos mistérios está absolutamente ligada a viagens no tempo e nas teorias que sustentam universos paralelos e/ou realidades alternativas.
Muita gente torce o nariz para isso, mas me agradaria muito se o caminho fosse de fato esse ;)
Grande abraço!
Davi Garcia
Fala Daniel, tudo bem? Não sei se você já está sabendo mas vai rolar mais um bate papo sobre Lost na Saraiva do Rio Sul :)
Dia 26/09 às 19h.
Apareça!
Abraço
Davi Garcia
A teoria casimir é completamente plausivel, mas não foi e nem tem como ser comprovada, do mesmo jeito que é possivel viajar para o futuro usando a velocidade da luz onde esta não pode ser alcançada pelo nossos corpos...
Belo Post !!
Postar um comentário