23 agosto 2007

Lost revelado

É com esse título que a revista Superinteressante de setembro vem mostrando uma teoria muito forte sobre o que realmente acontece na ilha: a viagem no tempo.
Segundo a reportagem, muitos indícios levam a crer que é em volta da viagem no tempo que gira a trama.
Em julho, na Comic Con, a maior feira de cultura pop dos EUA, os produtores Damon Lindelof e Carlton Cuse deram uma palestra e no finalzinho, exibiram o vídeo abaixo.





O efeito Casimir é uma teoria que permitiria a viagem no tempo. Formulada em 1948 pelo físico Hendrik Casimir e aprimorada por vários cientistas, entre eles Stephen Hawking.

Resumindo, a teoria propõe que o espaço vazio seria cheio de energia do vácuo e que se conseguissimos "furar" esse mar de energia, teriamos um buraco no nada. E o que isso tem a ver com a viagem no tempo?

Segundo o Stephen Hawking e outros cientistas, isso de "furar" o vazio significa abrir aquilo que os astrofísicos chamam de "buraco de minhoca" - um rasgo no espaço-tempo. Ou um portal do tempo.

O problema é que não existe energia suficiente para sugar esse vazio suficientemente capaz de podermos viajar. Mas será que esse não seria o objetivo da ilha de Lost?

Baseado nosso, podemos analizar vários pontos da série até agora:

1 - No episódio Flashes Before Your Eyes , Desmond gira a chave da escotilha e volta no tempo. Isso teria liberado energia eletromagnética suficiente para produzir o efeito Casimir e realmente leva-lo de volta no tempo.

2 - Stephen Hawking é mencionado várias vezes na série. Um exemplo e o nome da senhora que não deixou Desmond comprar o anel para Penny. Seu nome era Miss Hawking.

3 - O último episódio da 3ª temporada se chama "Through the Looking Glass", uma referência a Alice através do Espelho, em que o tempo corre para frente e para trás simultaneamente. É exatamente asssim que acredito que será a série a partir de agora. Flashbacks e Flashfowards.

4 - Richard Alpert sempre jovem. No episódio The Man Behind the Curtain Ben vê um homem na mata. É Richard Alpert. Mas Ben ainda era pequeno e Richard não envelheceu? Pode ser que Richard tenha chegado á ilha no Black Rock assim como todos os "hostis" já que suas vestimentas podem ser do século 19. No mesmo episódio, Ben ainda diz a Richard "Você ainda sabe o que é fazer aniversário?" como se Richard estivesse esquecido o que é envelhecer.

5 - Se você passou quadro-a-quadro o momento em que Ben e Locke estão na cabana de Jacob, deve ter visto um rosto aparecer na tela. Muitos lostmaníacos acham que Jacob é o próprio Locke. Realmente há uma semelhança se imaginar Locke com cabelo. Talvez os efeitos que ocorreram na cabana foram devido aos dois se encontrarem, assim como os coelhos do vídeo.

6 - Os produtores deixaram escapar algo importante sobre o fator tempo ao responder uma pergunta de fã no site Enterteinment Weekly sobre os dois esqueletos encontrados na 1ª temporada. Cuse disse: "A resposta tem a ver com a natureza da ilha." E Lindelof completou:" Quando tudo estiver resolvido na série, as pessoas vão olhar para esses esqueletos e dizer: 'Aí está a prova de que eles [os roteiristas] sempre souberam que a história nos levaria a isso".

Se analizarmos bem, Lost sempre fez isso com a gente. Todo episódio era uma viagem no tempo, indo para o passado dos personagens e voltando ao presente na ilha. Agora, na 4ª temporada a viagem pode ser para o futuro. Só esperar para ver.

Um abraço e Namastê!

3 comentários:

Dude! We are Lost! disse...

Grande Daniel, show de bola fazer esse post. Eu não tinha visto que a Super estava com essa matéria. Também sou dos que acredita que o núcleo da trama e por consequência dos mistérios está absolutamente ligada a viagens no tempo e nas teorias que sustentam universos paralelos e/ou realidades alternativas.

Muita gente torce o nariz para isso, mas me agradaria muito se o caminho fosse de fato esse ;)

Grande abraço!

Davi Garcia

Dude! We are Lost! disse...

Fala Daniel, tudo bem? Não sei se você já está sabendo mas vai rolar mais um bate papo sobre Lost na Saraiva do Rio Sul :)

Dia 26/09 às 19h.

Apareça!

Abraço

Davi Garcia

Anônimo disse...

A teoria casimir é completamente plausivel, mas não foi e nem tem como ser comprovada, do mesmo jeito que é possivel viajar para o futuro usando a velocidade da luz onde esta não pode ser alcançada pelo nossos corpos...
Belo Post !!