17 outubro 2006

Glass Ballerina

O texto abaixo é de Christine Fenno da Entertainment Weekly e foi muito bem traduzido pelo amigo Davi Garcia do blog Dude! We are Lost!
Um abraço e Namastê!


"Quando vimos os tailes pela primeira vez em Lost cheguei a pensar, “Uau, é muita gente nova para acompanhar”. Se vários deles não tivessem sido mortos, eu não teria espaço no meu cérebro para pensar em Juliet, Carl, Colleen, Danny e Ben. Essa temporada trouxe uma chuva de Outros, mas a pergunta é: o que todos eles estão fazendo?

Estamos definitivamente conhecendo vários tipos de “quem” quando o que realmente precisamos é de mais “porquês”. Há um local de construção funcionando com trabalho forçado, Alex escondida nos arbustos para perguntar sobre Carl, e Ben em sua rotina voyer na Hidra. E por que ainda não vimos a Outra chamada Ms. Klugh desde o final da temporada passada? Ela libertou Hurley e caiu do pier?

Mas é claro que eu não faço perguntas só sobre os Outros. Por que Sayid, um experiente soldado, faz um plano elaborado e decide levar uma mulher grávida selva adentro? Quando é que isso se tornou uma idéia inteligente? Com toda certeza nosso soldado deseja mais a vingança do que salvar o dia. Eu procuro um herói, mas vou depositar minhas esperanças em outro – talvez Hurley, ou Locke, ou Rose (pode acontecer. Ela é mágica).

Esse episódio, “A Bailarina de Vidro”, foi sobre Sun e seus flashbacks. Ainda menina e com uma infância privilegiada, ela não teve problemas em contar mentiras. (Culpou a empregada por quebrar uma bailarina de vidro mesmo depois de seu pai avisá-la de que teria que demitir a empregada caso fosse verdade.) Talvez o cultivo de um talento para enganar tenha lhe dado um senso de poder para manipular o ambiente. Eu imagino se Sun foi seguindo sua vida enterrando culpas ou simplesmente ignorando-as. Foi a bela abertura da bailarina caindo no chão que me deu uma idéia triste sobre a vida de Sun: uma dançarina como qualquer outra pessoa, precisa de liberdade para movimentar-se. Mas a bailarina de vidro está congelada, manipulada por um artista até atingir uma posição perfeita – destinada a ser nada mais que um objeto bonito cuja única possibilidade de mudança é ser quebrada.

A grande revelação de Sun é a identidade do pai de seu bebê. Um flashback anterior já nos dissera que Jin era estéril, e agora, um novo flashback de Sun na cama com Jae Lee nos leva a conclusão de que o bebê é de Jae. Yunjin Kim foi fantástica nessa cena onde o pai de Sun a encontra na cama do amante e bruscamente parte em busca de uma solução à sua maneira manipuladora e assassina. Adoraria saber se Jae de fato pulou (do quarto 1516, você notou?) e se Sun culpa Jin pela morte de Jae - embora saibamos que ele tenha mostrado compaixão por ele - ou se ela seguiu o marido até o hotel e incentivou o suicídio de Jae rejeitando-o, o que pode-se inquirir com base no colar de pérolas que dera a ela e que segurava já morto.

No barco de Desmond, a confiança crescente de Sun resultou em violência quando ela foi confrontada pela durona dos Outros chamada Colleen. Antes de tomar um tiro, Colleen encarou Sun chamando-a por seu nome completo e dizendo que haviam mais cinco Outros a bordo e ainda acrescentando, “Não somos o inimigo”. Acuada contudo, ela atirou de qualquer forma, e em seguida vimos Jin e Sayid correrem em direção ao som dos tiros, o que nos faz voltar ao comportamento questionável anteriormente mecionado. E, para nos lembrar do final da 1ª temporada quando tudo de ruim aconteceu na jangada, Jin mergulhou no oceano novamente, só que dessa vez à procura da esposa. O encontro dos dois foi sensível, mas assim que os vimos em terra, percebi que o toque de Jin pareceu ser mais para aborrecer do que para confortar Sun.

As vidas dos três cativos cotinuou miseravelmente opressiva. Kate e Sawyer foram levados para uma área de construção (os Outros estão realmente cosntruindo algo ou é apenas mais um teatrinho?) para cavar e quebrar pedras. Por impulso ou para provocar seus guardas, Sawyer quebra a regra do “sem contato físico” dando um beijo apaixonado em Kate. Infelizmente isso não parece ter empolgado Kate ou avançado o relacionamento deles; mas sim causado uma pequena confusão armada com os Outros. Ainda assim, dá para perceber que estar perto de Kate ultimamente parece ser algo intoxicante para Sawyer. Quando ela perguntou como queriam que ela trabalhasse usando um vestido, Sawyer com todo sarcamo que lhe é conveniente silenciosamnte concordou com a resposta de Danny, “Você pode tirá-lo se quiser”, pelo menos até dar por si e mandar a hilária indagação “Como você se atreve?!”

Diferente do 1º episódio, nesse último os choques relacionados a Ben ficaram para os minutos finais. O contínuo silêncio de Jack, prontamente levou Ben a se apresentar formalmente com a presunção de que o Dr. falaria com ele. “Meu nome é Benjamin Linus”, ele calmamente falou, além de dizer que vive na ilha desde que nasceu. E em um esforço para provar que estava em contato com o mundo exterior, Ben colocou uma gravação da conquista do campeonato pelo Red Sox, para em seguida fazer uma promessa: “Você coopera conosco, eu te levo para casa”. Jack não é a Dorohty, então é de se esperar que a isca não funcione, embora ele esteja emocionalmente enfraquecido. Ah, e naturalmente, Ben não definiu que cooperação ele desejava.

Uma especulação: eu suspeito que os Outros estão interessados de fato em apenas um dos três capturados. Pode ser que Jack, o prisioneiro isolado, não seja o alvo e que na verdade os homens sejam apenas parte do jogo. E aqui lembro da teoria supersinistra de um amigo: é possível que o comentário de Ben sobre as tais “duas semanas” feita a Kate naquele café da manhã, seja uma indicação de que os Outros sabem de seu ciclo de ovulação e querem inseminá-la, talvez com um mini-Ben! Sequestrar Aaron não deu certo; portanto o novo plano pode ser engravidar a saudável fugitiva.

O que vocês acham? Por que os Outros separam os capturados isolando Jack e forçando uma aproximação entre Kate e Sawyer? Ben está falando a verdade sobre sua identidade? Alex é uma rebelde, ou está armando uma cilada? E Jack vai trair seus amigos para poder voltar a assistir a ESPN?"

Nenhum comentário: