27 outubro 2006

Comentários 3x04 - Every Man for Himself

Ainda estou atordoado com o episódio dessa semana, "Every Man for Himself" ("Cada Um Por Sí"). Centrado em Sawyer, o episódio mostrou como o bad boy deu o golpe na cadeia bem no seu estilo quando estava fora das grades. Pelo menos a finalidade foi para uma boa causa: sua filha. Após negar a paternidade, Sawyer demonstra que reconhece quando pede que sua parte no golpe seja depositado em qualquer banco desde que fosse no Novo México. Que por coincidência foi onde Kate participou de um roubo a banco. ops!

Vimos também que Desmond (cada vez melhor) continua dando uma de "Mãe Dinah" e adivinhando os acontecimentos. Depois de citar o discurso de Locke antes mesmo de ter acontecido no episódio anterior, dessa vez ele salva Aaron de um raio. Primeiro ele tenta disfarçar e arrumar o teto da tenda de Claire quando Charlie chega e se mete. Como não conseguiu, monta um para-raio com um taco de golfe que pede para Paulo (Rodrigo Santoro) e salva Aaron. Diga-se de passagem o personagem de Santoro me pareceu bem antipático e arrogante quando Desmond pede o taco. Seria um novo Sawyer?

Enquanto isso vimos Jack se confrontando com Juliet. Ele percebe o raio-x antes de entrar para a cirurgia de Cole, que levou o tire de Sun, e pergunta a Juliet de quem era. Ele diz que aquele raio-x é de um homem de aproximadamente 40 anos com um tumor na coluna. Então questiona a grande "coincidência" de ele ser um cirurgião especializado em coluna. Ele estaria ali para salvar a vida de quem? Fica mais forte a teoria de conspiração para eles estarem naquele vôo que caiu na ilha. Seria mais uma evidência que o acidente teria sido provocado?

Nesse episódio Sawyer sofreu mais do que em toda temporada até agora. Apanhou muito e foi enganado por Ben que disse ter colocado um marcapasso nele que se seus batimentos chegassem a 140, explodiria ser coração. Por causa disso ele não revidou a porrada de Danny e exitou em fugir com Kate, que voltou para a sua jaula mostrando que "vimemos juntos e morremos sozinhos". Isso sem falar que ele quase morreu (literalmente) ao ver Kate trocando de roupa.

Mas o ponto alto do episódio ficou para o final, depois de fazer Sawyer subir um morro, Ben revela um segredo que surpreendeu a todos: uma outra ilha. Ele mostra a Sawyer a ilha onde ele estava antes de cair na mão dos outros. Mas como ele foi parar aí?
Se pensarmos bem, no final da 2ª temporada vimos Kate, Jack e Sawyer capturados pelo Outros no velho pier enquanto Michael e Walt partiam num barco, certo? Não havia outro barco ali, o que me desperta a possibilidade deles terem usado alguma passagem submarina entre as ilhas. Quem sabe não é nesse caminho que Jack estava preso?

Enfim, o episódio foi muito bom e revelador. Só senti falta de locke e da continuidade do episódio anterior que estava se densenrolando bem.
Ficam então várias perguntas no ar, mas com uma revelação dessas da ilha, como não ficar com tantas dúvidas? Na verdade é isso que me fascina em Lost: mistérios são revelados e outros novos aparecem.

Um abraço e Namastê!

Nenhum comentário: