10 agosto 2006

A TERRA É OCA

Transcrevo o texto abaixo do Blog Lost in Lost escrito por Carlos Alexandre Monteiro. Nesse post ele defende uma teoria que para mim é a mais próxima até agora.

"Numa noite dessas estava eu, como sempre, atordoado após um episódio de "Lost" - e quem não fica assim? - quando recebo o telefonema de uma amiga que também é fã da série. Conversa vai, conversa vem, e a gente acaba caindo num assunto recorrente em salas de chat, praças de alimentação, filas de bancos, piscinas de clubes e em vários outros locais e situações: "Afinal de contas, onde eles estarão? Que lugar é aquele?"

E então, POW!, me deu um estalo: o planeta Terra é oco e os sobreviventes do vôo 815 estão dentro dele.

Calma. Pra evitar que você encomende agora uma camisa-de-força e mande entregá-la na redação da Globo.com, explico de onde tirei essa idéia. Senta que lá vem a história:

Em 1947, o explorador Richard E. Byrd resolveu fazer uma viagem em seu avião rumo ao Pólo Norte. Seu objetivo era o de tentar comprovar a hipótese levantada pelo escritor americano Marshall Gardner de que a Terra era completamente oca e iluminada por um pequeno sol central. Loucura, né ?

Pra uns, sim - até porque, oficialmente, Byrd voltou e não encontrou no Pólo Norte nenhuma passagem para o interior do planeta. Mas para outros - mais precisamente, pros caras da ISCE (International Society for a Complete Earth - em português, Sociedade Internacional para uma Terra Completa), a busca foi bem-sucedida. E eles defendem essa teoria no site
http://www.hollow-earth.org/, onde inclusive há um suposto diário de bordo do aventureiro Byrd. Segundo o relato contido nele, tudo começa com uma turbulência às 9h55 da manhã de 19 de fevereiro de 1947. E assim segue:

"10h- Estamos passando por uma montanha baixa em direção ao Norte. Depois da montanha existe o que parece ser um vale com um pequeno rio correndo no centro. Não deveria existir uma área verde lá embaixo! Algo está totalmente errado e anormal aqui! (...) Nossos instrumentos de navegação estão malucos! O giroscópio está apontando para baixo!

10h05- A luminosidade parece bem diferente. Não conseguimos mais ver o Sol. Descemos até 1400 pés e fizemos uma nova curva. Agora estamos vendo um grande animal abaixo de nós. Parece um elefante. Não! É um mamute! Incrível!

10h30- Encontramos montanhas verdes abaixo de nós. O indicador de temperatura indica 74 graus Fahrenheit (23 graus Celsius)! Fascinante!"

E por aí vai o diário do sujeito, dizem, pois eu não encontrei o link para que pudesse ler o resto. Mas o que importa agora é poder afirmar: eu também tenho a minha teoria sobre "Lost" - ou ao menos a resposta pras perguntas que terminam o primeiro parágrafo.

Por que eu acredito nisso tudo ? Então...Turbulência ? Animais estranhos ? Instrumentos de navegação enlouquecidos ? Vocês não acham isso BASTANTE familiar ? Depois de ter me recordado dessa história da Terra oca e de tudo o que diz respeito a ela, não tenho como não acreditar nela como sendo a possível explicação sobre o paradeiro de todos ali.

Banco pra valer a idéia de que eles não conseguem sair de onde estão - e ninguém consegue lá chegar - porque simplesmente eles estão DENTRO da Terra. Os próprios criadores da série já falaram que nos surpreenderíamos se pudéssemos ter uma vista aérea da "ilha", e isto só reforça a possibilidade por mim levantada: já imaginaram um paraíso tropical dentro de um buraco gélido com neve por todos os cantos?

E você pergunta: "E como eles foram parar lá então?". Ah, chegaram ao interior da Terra porque...porque...bom, eu já vi toda a segunda temporada, e não quero estragar as surpresas pros espectadores do AXN e/ou da Globo, mas creio que não faz mal adiantar a estes que a idéia por mim desenvolvida não vai por água abaixo não. Muito pelo contrário.

Pronto, é isso aí. Me conteste, me aprove, desenvolva a sua teoria. Vale tudo. Se em ano de Copa cada brasileiro é um treinador, quando o assunto é "Lost" cada espectador é também uma usina de hipóteses. Estou feliz porque tenho parte da minha, e com ela penso ter descoberto um pedacinho do mistério. E mesmo se não consegui, beleza: o importante é conspirar, certo?

* * *

P.S.: Me deparei pela primeira vez com as informações sobre a Terra oca em um livro: o excelente "Conspirações - Tudo o que eles não querem que você não saiba", de Edson Aran. O devorei faz uns três anos; e o recomendo a você que não só gosta da série como também de imaginar conspirações mil.

P.P.S.: Se depois de minha defesa você ainda quiser me mandar a camisa-de-força, tô aceitando. Conforme for, ao fim da série eu repasso o presente ao JJ Abrams.

Por Carlos Alexandre Monteiro"

Veja no Blog Lost in Lost o post

Nenhum comentário: